QUEM SOMOS?
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é uma organização social de caráter nacional e popular, de massa, autônomo, de luta permanente, organizado em grupos de famílias (base) que produzem alimentos saudáveis para o consumo da familiar,comunidade e pra a população brasileira. Que surgiu com objetivo de lutar pelos interesses dos camponeses e das camponesas. Está organizado em 17 estados, e no Estado da Bahia estamos em 32 municípios, tendo hoje nos seus grupos de base milhares de famílias que vem resistindo e resgatando a identidade e a cultura camponesa, respeitando as diversidades. Junto com outras organizações parceiras, o MPA se compromete com a conquista do poder e a construção de uma nação soberana, animada pelo horizonte e pelos os valores de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.

SOMOS CONTRA:
O latifúndio, ao agronegócio, hidronegocio... Exportador que só beneficia o sistema capitalista que não pensa no povo brasileiro, mas somente na exportação e acumulo do capital. Onde há uma grande exploração do ser humano e do meio ambiente com o uso abusivo de monocultivos e o agrotóxico, concentrações de terras para grandes plantações (eucalipto, soja, cana-de-açúcar, abacaxi, banana, mamão,... etc.), exploração de rochas destruindo matas e nascentes, expulsando de suas terras as comunidades indígenas, quilombolas e camponesas.
No Brasil os camponeses e camponesas produzem diretamente 70% de tudo o que vai pra mesa dos brasileiros (as), ficando com apenas 20% dos recursos, enquanto que as grandes empresas agrícolas ficam com 80% dos financiamentos e só produz para as elites da Europa, Estados Unidos, Japão,...
Os altos preços cobrados pelo uso da água, energia, iluminação publica, etc., que consomem grande parte do orçamento das famílias trabalhadoras do campo e principalmente da cidade.
Onde esse quadro muda toda a história de luta em defesa da vida , a partir daí inicia o avanço do agronegócio, hidronegocio com a super exploração dos recursos naturais que beneficiar só o capitalismo selvagem que manipula, escraviza ,explora e destrói todas as formas de vida.
As áreas loteadas das empresas são para grandes produções de monocultivos para a exportação, onde essas terras eram dos/ as camponeses /as que perderam as suas mesmas e estão sem terra, perdendo, suas raízes valores e todas as formas de viver em comunidade, por causa do maldito capitalismo demoníaco que vem sendo cada vez mais destruidor da vidada humana.

DEFENDEMOS:
Um novo modelo de agricultura agroecologicamente viável e sustentável para o Brasil, onde a prioridade é a produção de alimentos saudáveis e preço justo para todas as famílias do campo e da cidade.
A permanência das comunidades camponesas, indígenas, quilombolas, etc. no campo, garantindo o respeito e a valorização de suas culturas, valores e saberes.
Que o alimento, o trabalho, a habitação, a água, a energia, a saúde, a educação contextualizada, o saneamento básico, a segurança, políticas públicas, terra, etc. são direitos fundamentais do ser humano, portanto, precisam ser garantidos.


"Plano Camponês; Por Soberania alimentar e poder popular"